sábado, 24 de março de 2012

Aventura 4x4

Trilha da Banana
Ilha Comprida e Cananéia
De 17/03/2012 e 18/03/2012

Que tal um passeio 4x4????? Foi essa a idéia que surgiu de nosso amigo Gustavo. Em um final de semana fazer a trilha da Banana, seguir pela areia em Ilha comprida, andar nas Dunas e terminar em Cananéia.
Lá fomos nós em 4 carros, 2 Trackers, 1 Bandeirante e 1 Frontier.
 

Carros ainda limpinhos

A Trilha da Banana está localizada no Parque Estadual da Juréia/Itatins, também é conhecida como Estrada do Despraiado. A trilha atravessa 3 rios e alguns pequenos córregos e em caso de chuva fica mais difícil a travessia. Liga Pedro de Toledo à estrada que liga a BR-116 a Iguape.

Marcamos as 5:30hs da manhã na Anhaguera, pegamos o Rodoanel, Regis Bittencourt e seguimos até o Km 385 no Posto o Fazendeiro, onde encontramos o Márcio, nosso amigo que ficou sabendo da viagem no Fórum 4x4 e topou fazer a Trilha com a gente. Do Posto tem uma saída por trás, como se fosse um retorno e já caimos na Estrada que liga a Pedro de Toledo.

Abaixo Planilha da Trilha, é para quem está vindo de Peruíbe, se vier da Regis, como fizemos, é só virar a direita ao invés da esquerda no Trevo de Pedro de Toledo



Seguimos pela trilha e passamos por paisagens incríveis, lama, e muita, muita banana.





No Km 19 nos deparamos com o primeiro rio a cruzar. Aí vem aquela dúvida, será que dá?


Muita adrenalina!!!



Fizemos uma parada para fotos, e um lanchinho, cada um tinha uma coisa no carro, amendoim, cerveja, queijo..... aquela farofa!!



Seguimos a trilha e mais rios para atravessar!



No total cruzamos 3 rios, o primeiro era o mais fundo, o segundo estreito e não muito fundo, e o terceiro raso, mas bem largo. Tem algumas pontes de concreto construídas ao longo da trilha que ligam nada a lugar algum.

No trecho final da Trilha, havia muito barro, tinha chovido na noite anterior, era tudo o que agente mais queria.



E a paisagem continuava linda!


Saímos no asfalto na estrada que leva a Iguape. Chegando em Iguape, pegar as placas para Ilha Comprida. Tem uma ponte que liga Iguape a Ilha Comprida, pagamos um pedágio para acessar a ponte.


Olha a situação dos carros, que coisa mais linda!!!!!


Em Ilha Comprida paramos para almoçar no Restaurante O Portuga a beira-mar. Tentamos obter informações sobre a maré (se a maré está alta não é possível chegar no Sul da Ilha onde tem acesso a Balsa para Cananéia pois o único caminho é pela praia) mas ninguém no restaurante tinha essa informação. A comida era boa mas demorou bastante. Uma dica, o prato que falam que é para 02 pessoas serve fácil umas 04 de tão grande que é.



Saímos do restaurante direto para o Posto do Corpo de Bombeiros para obter informações da Maré. O Bombeiro nos disse que a maré poderia baixar as 18hs, que não era seguro, que não deveríamos ir, mesmo com os carros altos.
Bom, informações distorcidas, decidimos seguir até o Vilarejo de Pedrinhas e obter informações dos locais.

Chegando lá, perguntamos para um rapaz se ele achava que conseguiríamos passar, e como estava a maré. Ele estava com a irmã que mora lá, nos falaram que podíamos ir tranquilos, que só deveríamos ter cuidado com a Barras (até então não sabíamos o que era isso!!!). Se a maré estivesse alta, deveríamos esperar a onda recuar e passar um carro de cada vez.

Bom lá fomos nós!



Toda a Turma!!!!!!


Aí estão a "barras"!!!!!



Percorremos uns 40-50 km pela praia até chegar a Sul da Ilha para chegar até a balsa. 


  
No caminho, na penúltima barra, nos deparamos com um Celta encalhado. Estava cheio de água!!!!!
  

Então tivemos de resgatá-lo. Na verdade o Márcio com a Super Toyota Bandeirante!!!!!


Nesse momento entendemos porque o Bombeiro nos orientou a não seguir caminho pela praia. Isso deve ser muito comum por lá. E o Bombeiro nos ficou devendo por esse resgate!!!!!

No final quando tiver uma placa de "Proibido veículos na praia" sair a direita e depois a esquerda na rotatória, vai ter uma estradinha que leva atá a Balsa. Bom, agente não entendeu muito bem a placa e passamos direto, no final da na mesma.
  

De Ilha Comprida podemos ver a Ilha do Cardoso e Cananéia. São somente 10 minutos de balsa.


Em Cananéia, ficamos na Pousada da Néia, muito boa. Quartos simples, mas limpinhos, bom café da manhã, piscina e bem localizada. Bom estávamos quebrados, e já saímos para dar um volta por Cananéia.

A História conta que Cananéia foi o 1º vilarejo do Brasil (1502), que passou a Vila São João Baptysta de Cananea em 1587, e ainda guarda em seu Centro Histórico a igreja da Matriz (1577), o Museu Municipal e o casario colonial do século XVII. Para quem vai com mais tempo vale uma visita ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso.




A noite, saimos pra tomar aquela cerveja gelada e comer uma porção de peixe na Lanchonete Gaivota na praça da cidade. A noite estava maravilhosa, sentamos na rua mesmo. O lugar é bem simples, do jeito que gostamos, mas fica devendo um pouco no atendimento.


No Domingo resolvemos pegar uma praia em Ilha Comprida. De volta na Balsa e direto para o quiosque da Néia. O dia estava lindo!!!! Umas cervejinhas, petiscos e até Tapioca da Dona Ana (uma delícia)!!!!


Almoço no Restaurante Gaivota em Cananéia, e pé na estrada. Voltamos pelo asfalto até Pariquera-Açu e seguimos pela Regis. Pegamos a serra de Juquiá que chega em Sorocaba e seguimos pela Castelinho para Indaiatuba e em seguida Vinhedo.

Essa viagem foi demais!!!!!


Vale a pena curtir o filme da viagem no link abaixo!!!!!!!

http://vimeo.com/user10531156/trilha-da-banana

Valeu Galera!!!!!



Sites interessantes:


Simone e Ricardo

4 comentários:

  1. Ricardo e Simone, parabens pela iniciativa;
    vou levar os Jeepeiros Tartaruga dia 21 de abril por incentivo de voces, valeu mesmo!
    Já imagino daqui alguns anos, os dois na Saraiva, autografando o livro das viagens.....e eu perdendo meu engenheiro!!!!
    Luis

    ResponderExcluir
  2. Ricardo e Simone, parabens pela dica e pela matéria devenvolvida.
    Sou de Amparo-SP e temos um grupo de aventureiros 4x4 e me interessei muito pelo passeio. A proposta é perfeita para uma passeio de final de semana.
    Estamos organizando uma ida para este roteiro inspirados pela iniciativa de vocês. Obrigado pela matéria e quem sabe num futuro próximo não possamos fazer uma pequena expedição juntos. Por aqui a proposta é a mesma: A aventura, companheirismo, amizade e espirito solidário tudo atrelado ao respeito em um ambiente familiar.
    Abs.
    Junior.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Pretendo sair de SP e fazer esse passeio em um dia, ida e volta.
    Fica muito apertado fazer em um dia, incluindo a parte da praia até Cananéia?
    Chegando em Ilha Comprida o acesso até a praia é facil? Existe alguma rua/ponto específico para entrar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Primeiramente parabéns pelos relatos e imagens, foi tudo muito bem documentado. Eu estou procurando algumas informações sobre esse percurso, pretendo fazê-lo próximo do reveillón. Minha preocupação é sobre o percurso até chegar em Iguape, de lá eu conheço razoavelmente bem. Tentei fazer contato por e-mail mas parece que deu erro, há algum outro endereço de e-mail pelo qual poderia fazer contato com vocês? Att: Rafael.

    ResponderExcluir