quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bueno Brandão - Carnaval 2012

Bueno Brandão é demais! Na verdade é a quarta vez que fomos para Bueno Brandão, e olha que não gostamos de repetir lugares, BB é realmente especial! Como se diz Bueno Brandão esta a 1.300m acima de qualquer preocupação.....
A cidade possui muitas cachoeiras, sendo as mais visitadas e famosas a Cachoeira dos Luis, Cachoeira dos Felix e Cachoeira Santa Rita.

Saímos de Vinhedo, estradinha para Itatiba, de Itatiba para Bragança Paulista, de Bragança para Socorro, e de Socorro para Bueno Brandão.
Depois que passar o Portal da cidade de Socorro, ficar atento, a saída para Bueno Brandão está 5,7km a direita em uma rotatoria e tem somente uma placa (Bueno Brandão e Lavras de cima).



Bom, todas as vezes, e essa não podia ser diferente, nos hospedamos na Pousada Chave do Céu (http://www.pousadachavedoceu.com.br/) dos nossosa amigos Álvaro, Monica e o Dusk, que é um cachorro (Golden) que só falta falar, super simpático, ele é o anfitrião da pousada!
Para chegar na Pousada passamos pela cidade de Bueno Brandão e pegamos a estrada para Ouro fino, após 4,5km do Posto de Gasolina BR (a sua esquerda) e quando avistamos dois pontos de onibus, um de cada lado da rodovia, saímos em uma estrada de terra, em direção ao Bairro Boa Vista dos Barbosas. Aí é só seguir as placas para esse bairro, ou as placas da própria pousada.



Mas nessa sexta-feira, quando chegamos estávamos faminto, e o Alváro já havia recomendado uma pizzaria nova que abriu na Cidade, nessa mesma estradinha que leva até a pousada.
Paramos direto lá, e encontramos o Álvaro e a Monica.
A pizzaria do nosso amigo Paulo, se chama Pizza na Tuia (pizzanatuia@hotmail.com). Um ranchinho simples, rústico e encantador, e com uma pizza maravilhosa (comemos e de Alho Poro e Marguerita). A pizza assada no forno a lenha (antiga tuia utilizada no passado para torrar o café) e preparada cuidadosamente pelo Paulo, deixa muita pizza das melhores  pizzarias de São Paulo no chinelo.


No sábado, acordamos com aquele céu azul e uma vista maravilhosa, tomamos aquele café da manhã, com pão de queijo mineiro, café cultivado na própria pousada, queijinho mineiro....


Em seguida, pegamos as bikes e saímos para o Pico da Torre. Já haviamos estado lá, mas de carro. Dá uns 6,5 km da pousada, só subida e descida, não necessariamente nessa mesma ordem, um morro pior que o outro.... mas o esforço é recompensado pela vista maravilhosa que se tem de todo o vale!!!!!


Quando chegamos de volta, fomos recebidos com um almocinho mineiro, veja o menu abaixo:


Que delícia!
Uma descansadinha depois do almoço, ler um livro, uma revista e no fim da tarde, uma hidromassagem com água quentinha e uma vista deslumbrante!


A noite, um bom vinho no ranchinho, com saladas, tortas e pães, batendo um bom papo....
No Domingo resolvemos ir até Socorro, fizemos uma trilha 4x4 de Jipe, em seguida pegamos a estrada do Circuito Turistico do Rio do Peixe almoçamos no Aui Mauê, um lugar que oferece rafting e tem um restaurante, comida normal, nada demais.


Ao longo dessa estrada tem várias opções de parques com tirolesa, arvorismo, e outras atividades, todos estavam bem lotados. Saimos e paramos no Base 55 um lugar onde aluga quadriciclos para pegar informações sobre os serviços. Decidimos ir de carro mesmo até o Mirante da Pedra Bela Vista, é só seguir as placas indicativas, é a mesma estrada que leva até o Parque dos Sonhos. A estrada estava boa, carro normal estava subindo, mas os locais recomendam 4x4. Na verdade se desse uma chuvinha só 4x4 mesmo. A Mirante é o ponto mais alto da cidade de Socorro e é de lá que o pessoal pula de Paraglaide.  A vista é linda! Tem um restaurante e um camping muito legal.


Voltamos para Bueno Brandão, com direito a uma parada na sorveteria XXX que fica  em Lavras de Cima nas estrada de Socorro a Bueno. Vale a pena, é uma portinha muito simples, mas tem um sorvete de Caraxi que é uma delícia!
De volta a Bueno Brandão!


A noite tomamos um caldo de ervilha, acompanhando de um bom vinho tinto e um papo excelente, a cama era o destino certo depois de tanta aventura.
Na segunda pela manha, depois daquele café da manha mineiro maravilhoso, regado a cafe da roça, pao de queijo, e queijo minas derretido na chapa no fogão a lenha, decidimos fazer um passeio proximo a pousada onde o objetivo era chegar a uma cacheria chamada Toca das Andorinhas, onde somente as pessoas locais do bairro conhecem. O Alvaro o e Dusky foram nossos guias nessa expedição. Andamos por volta de 15min até chegar na entrada de uma mata muito fechada que dá acesso ao rio por onde se chega a cachoeira, subimos corredeira acima com agua chegando até a cintura, o Dusky, claro, sempre na frente, nos mostrando o melhor caminho a escolher.


Passamos por diversas picinas naturais, e muita, mais muitas pedras, quase sempre escorregadias; um trajeto bem dificil, mas que tem sua recompensa ao chegar na cachoeira final, que tem uma queda modesta, porem muito bonita e convidativa a um banho de chachoeira. A agua, claro, não poderia deixar de ser gelada, porem tem um poder de relaxamento que faz voce se esquecer quem voce é, de onde voce vem, quais são seus problemas....... enfim, tem uma poder de renovação que te deixa com aquela vontade de não querer sair dali nunca mais.



Já não bastasse todo o encanto do local, ainda fomos recompensados por um show particular dos personagens que dão nome ao local, as andorinhas, que resolveram sair de suas tocas e passar sobre nossas cabeças com voos rasantes que nos deixaram paralizados por cerra de alguns segundos, que fantastico ver cerca de 30 ou mais andorinhas nos dando as boas vindas.  Após esse show foi hora de retornar todo o percuso, agora descendo acompanhando a correntesa para depois pegar uma trilha até chegar de volta a pousada.



Após um banho refrescante decimos ir até a cidade em busca de algum lugar para almoçar. Encontramos por acaso o Allegro Bar (simone@allegrobar.com.br), que a primeira vista não mostra todo seu potencial. O bar fica na estrada que liga Bueno Brandão a Socorro, logo no km 1. Entramos e nos deparamos com um ambiente maravilhoso, bem decorado, cardapio muito bem elaborado e com uma musica excelente. Ainda descobrimos que a cachaça Bueno Brandão é feita no própio local. Tomamos uma caipirinha de abacaxi com capim cidreira, feita é claro da cachaça BB, e tambem uma cerveja artesanal da região de BH chamada Backer, tanto a caipinrinha quanto a cerveja eram fantasticas. Beliscamos uma porção de filé mignon ao molho de mostarda, uma delicia. Um lugar que não se pode deixar de conhecer!!!!!


Na Terça-feira, que triste, dia de ir embora, tomamos aquele cafézinho da roça, ficamos batendo papo, descansando na espreguiçadeira com vista para aquele vale que parece encantado! Saímos da pousada na hora do almoço, parada para almoçar no Allegro bar, desta vez comemos Bacalhoada e Pernil, e caipirinha de frutas amarelas, tudo muito bom! Depois seguimos viagem de volta a Vinhedo.


Boa Viagem!!

Simone e Ricardo.

2 comentários:

  1. Conheço Bueno Brandão faz uns 20 anos, mas é sempre bom ler dicas de quem visita a cidade, pois quase sempre visito os mesmos lugares!
    Parabéns pelo texto leve e útil!
    abraços, Reginaldo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ricardo qual trilha q vc fez de jipe em socorro. Parabéns pelo blog abraços

    ResponderExcluir